sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bolsas Nó de Pano - Como construir a missão de um negócio?

Nota:
 
Vivemos nesse inicio de ano um período de incertezas, não somente em decorrência de fatores internos (Brasil), mas também por consequências externas, de políticas por onde os negócios são realizados prioritariamente visualizando custos e produções em grande escala.
 
Disso tudo acreditamos que tudo tem seu limite e dentro dessa linha nenhuma organização pode ser traduzida como ética ou transparente, quando na prática usam e abusam produzindo seus produtos em Países onde resumidamente utilizam de mão de obra, remunerando-as com salários desprezíveis, sem direito a uma legislação que os ampare ou mesmo sendo obrigados a um trabalho contínuo sem limite de horas. Isso é escravidão na prática e todos temos nossa parcela de culpa quando apoiamos essas empresas consumindo seus produtos.
 
O tempo demonstrará que uma organização terá solidez quando faz e pratica o que fala e que a natural consequência de um bom trabalho é a de poder contribuir distribuindo felicidade e sucesso a todos que participam da sua cadeia produtiva.
 
Nós da Nó de Pano acreditamos que cada colaborador, que participa dos nossos processos, é parte de uma grande família, e que dentro dela, como nas nossas próprias casas, discutimos, escutamos, e implantamos nossas ações sempre buscando o ponto comum para o avanço e crescimento de todos.  
 
Como sempre e por intermédio desse blog procuramos passar conceitos contemporâneos buscando a melhoria dos nossos parceiros atuais, tanto como dos futuros e potenciais lojistas e distribuidores que farão parte das nossas atividades.
 
Definir o porque e o como idealizar uma missão para ser parte de uma atividade é algo fundamental para se ter uma linha de apoio, uma direção de conduta, que pode levar-nos a um rota ideal do como fazer diferente, ter prazer pelos feitos e estar ao lado da felicidade, quando do exercício das suas ações. (Sérgio Dal Sasso e Lucila Abdala).
 
Leia abaixo matéria extraída do portal canal RH, editada pela jornalista Cátia Rodrigues. Boa leitura e sucesso a todos!
 
Tema: Criando a missão de uma empresa ou um negócio
 
 
Líder nenhum deve deixar de fazer a seguinte pergunta: “Para que, e por que, minha empresa existe?” Ou, em outras palavras, “qual é a missão da empresa em que trabalho?” De acordo com Dorival Donadão, sócio-diretor da DNConsult, consultoria paulistana especializada em gestão organizacional, há certas questões, ligadas aos valores e à missão das empresas, que nunca podem ficar no ar. “A construção de uma declaração de missão é o primeiro passo para a definição do modelo de gestão da companhia. Por isto é tão importante”, explica ele. Veja a seguir as suas sugestões para viabilizar esse processo.
 
Discuta as estratégias – Segundo Donadão, a declaração de missão nasce a partir das estratégias de negócio estabelecidas pelo dono ou presidente da companhia. Portanto, sente-se com um deles antes de dar início aos trabalhos.
 
Seja sincero na definição - O que fazemos de melhor? Quem são nossos clientes potenciais? Quais os valores que agregamos para esses mesmos clientes? Eis as perguntas básicas para dar início a uma boa declaração de missão. Desde que, é claro, elas sejam respondidas de maneira objetiva - e, sobretudo, honesta.
 
Elabore uma frase – Uma vez definida a missão, é hora de criar uma frase curta, precisa e de impacto. Algo que traduza a razão de ser da empresa. “À primeira vista, isso pode parecer uma bobagem, mas não é”, afirma Donadão. “A frase permite maior assimilação por parte de todos (públicos interno e externo).”
 
Atenção ao público-alvo – Um dos propósitos da declaração de missão é definir, com clareza, o objetivo principal da empresa. Essa, portanto, é uma ferramenta valiosa no sentido de conscientizar os colaboradores das estratégias corporativas. E, ao mesmo tempo, mostrar aos fornecedores, clientes e parceiros a posição que a companhia ocupa - ou pretende ocupar - no mercado.
 
Alie missão com visão – Feita a declaração de missão, o próximo passo é definir a ‘visão’. “É a visão que estabelece, de maneira pragmática, as metas que a empresa quer alcançar num determinado espaço de tempo” , diz Donadão.
 
Envolva os diversos setores - Cada área da empresa deve definir seus objetivos e metas de trabalho específicos, de acordo com o que ficou estabelecido nas declarações de missão e visão. Segundo o consultor, essa é a melhor forma de garantir sua consolidação.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário